quinta-feira, 3 de maio de 2012

Há mensagens secretas no quadro da ultima ceia de Leonardo Da Vinci (SSI)

Provavelmente, você já ouviu falar do livro de Dan Brown "O Código Da Vinci" e de sua adaptação para o cinema. O livro vendeu dezenas de milhões de cópias, ao passo que o filme, com mais de US$ 757 milhões de renda de bilheteria, se mantém como o 22º filme mais bem colocado de todos os tempos até julho de 2007. A história de Brown parte da teoria de que Jesus se casou com sua seguidora, Maria Madalena, e teve um filho com ela e de que os descendentes dessa união estão vivos e vagando entre nós hoje.









(Desculpe pela qualidade da imagem pois este é o quadro original)







( Pintura alterada só que melhorada graficamente )
 




O livro também suscita duas outras teorias populares que foram descartadas pelos historiadores de arte: a de que Maria Madalena, em vez do apóstolo João, está sentada à direita de Jesus no quadro "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci e a de que há uma mão desmembrada que segura uma faca. Durante anos, teóricos amadores e historiadores da arte consideraram, da mesma forma, que "A Última Ceia" continha imagens ocultas. A teoria mais recente que está em voga gerou tanta empolgação que vários sites sobre Da Vinci registraram uma quantidade enorme de acessos.
Slavisa Pesci, um tecnólogo de informação que passou a ter interesse pelo quadro icônico de Da Vinci, criou um efeito visual sugestivo ao sobrepor uma versão semitransparente e espelhada da obra em cima do original. O resultado é que duas figuras que se parecem com cavaleiros templários aparecem em ambas as extremidades da mesa, enquanto alguém, que possivelmente está segurando um bebê, se encontra à esquerda de Jesus. Pesci também mencionou a presença de um copo de vinho que não tinha sido notado anteriormente diante de Jesus. Ele sugeriu que isso talvez fosse uma representação da primeira eucaristia, quando Jesus deu a seus discípulos pão e vinho na Última Ceia para representar seu corpo e seu sangue. Pesci não apontou quem ele achava que poderia ser o bebê, mas estudiosos amadores afirmaram que é o filho de Jesus e Maria Madalena.
Quanto ao significado dessas imagens ostensivamente ocultas, Pesci não faz nenhum comentário, embora acredite que possam ser uma conseqüência do amor de Da Vinci pela matemática. Também era sabido que Da Vinci escrevia da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, uma técnica chamada escrita espelhada.
A teoria de Pesci e sua possível relação com a escrita espelhada de Da Vinci, embora seja fascinante, apresenta alguns problemas. O principal deles, observa um estudioso de Da Vinci, é que a pintura original se deteriorou ao longo do tempo. O mural não é mais tão expressivo ou nítido quanto era quando Da Vinci o exibiu pela primeira vez. A imagem da composição está distorcida e manchada, um problema que piorou.
Antes de analisarmos essa e outras teorias sobre "A Última Ceia," vamos pesquisar a história e o tema do quadro. Leonardo da Vinci terminou o trabalho entre 1494 e 1498. É um mural de parede na Igreja e Convento de Santa Maria delle Grazie, Patrimônio Mundial da Unesco. O quadro representa a famosa cena bíblica conhecida como A Última Ceia - na qual, pouco antes de morrer, Jesus previu que um de seus seguidores iria traí-lo. Na verdade, "A Última Ceia" mostra os momentos que se seguiram imediatamente após o pronunciamento de Jesus, explicando por que seus seguidores parecem estar entretidos em uma conversa exaltada. O quadro é considerado notável por, entre muitos traços célebres, seu realismo e por retratar os apóstolos emocionados e participando de uma discussão intensa, em vez de apenas estarem sentados tranqüilamente atrás da mesa.

Postagem, texto & imagem:@KioLima

Nenhum comentário:

Postar um comentário