(Logo oficial)
Black Sabbath é uma banda de heavy metal formada no ano de 1968 em Birmingham, Reino Unido. Sua formação original era composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Posteriormente, houve numerosas mudanças na banda, e Iommi era o único componente fixo. Embora às vezes, sejam classificados como uma banda de hard rock,Black Sabbath é considerado o pioneiro e também um dos primeiros grupos a tocar o estilo heavy metal ao lado de Led Zeppelin e Deep Purple e também contribuíram muito para o desenvolvimento deste tipo de gênero. Desde da sua formação, foram vendidos mais de cem milhões de cópias dos álbuns.
Em 1977, após a turnê de Technical Ecstasy, Osbourne deixou o grupo, consequência de tristes vicissitudes pessoais, devido a morte do seu pai, para além dos problemas derivados da sua dependência de álcool e drogas já impagável. Os restantes membros do grupo chegaram experimentar durante alguns meses com o cantor Dave Walker (ex-Fleetwood Mac), seguido pelo momentâneo regresso de Osbourne para o item de 1978, o álbum Never Say Die!.
Este trabalho segue as pegadas do álbum anterior, com sons eletrônicos e experimentais (Don Airey nos teclados). Em qualquer caso, a resposta do público foi relativamente negativa, apesar de apresentar boas músicas como "Junior's Eyes" e "Hard Road",garantiu como uma das piores da formação, sendo a faixa-título, a única para desfrutar de uma boa popularidade entre os seus fãs.
Em 1979, devido à irreversível conflito com outros membros da banda, Osbourne foi despedido pela sua tendência para o abuso de drogas e álcool. Após a saída de Osbourne, o grupo não apresentou uma formação sólida, atingindo muitas vezes, o ponto de instabilidade e assolando vários músicos durante a sua próxima carreira.
Em 13 de março de 2006, Black Sabbath entraram no Rock and Roll Hall of Fame. Eles foram introduzidos pela banda Metallica que também tocou duas canções da banda do Iommi ("Hole in the Sky" e "Iron Man").
Quando parecia que já tinha chegado ao seu final, e a retirada do cenário musical, em outubro de 2006, foi anunciada uma turnê no principal festival europeu de metal, a formação do álbum Heaven and Hell: Dio, Iommi, Butler e Ward.
Datas de nascimento:
Ozzy Osbourne (John Miachael Osbourne) 3 de dezembro de 1948
Tony Iommi (Frank Anthony Iommi) 19de fevereiro de 1948
Bill Ward (William Ward) 5 de maio 1948
Geezer Butler (Terence Butler) 17 de julho de 1949
Ronnie James Dio (Ronald James Padovana) 10 de julho de 1940/1952 (?)
Ian Gillan 19 de agosto de 1945
Glenn Hughes 18 de julho de 1950
Ray Gillen 12 de julho de 1960
Cozy Powell 29 de dezembro de 1947
Geoff Nicholls 29 de fevereiro
Tony Martin 19 de abril
Neil Murray 27 de agosto
Algumas curiosidades:
(Isso é que é guitarrista)
O Sabbath pretendia fazer uma ópera rock baseada em "Iron Man".
Uma vez, por brincadeira, Tony jogou fluido de isqueiro nas pernas de Bill Ward e tocou fogo nelas.
Tony foi atacado com uma faca durante uma apresentação em Memphis.
"Blood God" foi o primeiro título cogitado para "The Eternal Idol".
Tony Iommi era o manager de diversas bandas nos anos 70, inclusive Judas Priest e Medicine Head.
O artista principal de Jesus Christ Superstar, Geoff Fenolt, foi cogitado por Tony Iommi antes de Glenn Hughes para os vocais de "Seventh Star".
Algumas traduções de titulos de músicas:
After All The Dead (Após Tudo, a Morte): vida após a morte. Existe o paraíso? Existe o inferno? O que acontece com a alma? Fala também sobre comunicação com o além.
After Forever (Depois de Tudo): a opinião da banda sobre Deus. É engraçado que a banda tenha sido acusada de blasfema por causa desta música. Trata-se de uma música pró-cristianismo.
Back Street Kids (Garotos de Subúrbio): Rock and Roll como única filosofia.
Buried Alive (Enterrado Vivo): sobre uma pessoa que apenas obedece ordens. A ela é ordenado o que fazer e o que não fazer. O mundo para ela se torna um caixão que será fechado em breve.
Cardinal Sin (Pecado Original): sobre líderes religiosos que pregam uma coisa e praticam outra.
Computer God (Deus Computador): o mundo controlado por computadores. A máquina se torna Deus e nomes se tornam números.
Cornucopia: a cornucópia é uma metáfora para saúde e fertilidade. A música critica a prosperidade moderna.
Cross Of Thorns (Coroa de Espinhos): a frustração e raiva sentida pela juventude irlandesa frente à intolerância religiosa.
Dirty Woman (Mulher Vulgar): A busca incansável por sexo.
Disturbing The Priest (Incomodando o Padre): a idéia para o título veio durante as gravações de "Born Again", em um estúdio que ficava próximo a uma igreja. Todos os dias pessoas reclamavam da música alta.
Dying For Love (Morrendo de Amor): a dor sentida pelas pessoas na Iugoslávia em guerra.
Evil Eye (Olho Demoníaco): na sociedade moderna ninguém está a salvo de intrusões em suas vidas privadas.
Fairies Wear Boots (Louros de Botas): uma música que foi escrita depois que o Black Sabbath foi espancado por um grupo de skinheads.
Headless Cross: uma história real da idade média, quando a peste assolava a Europa. O povo de uma pequena vila chamada "Headles Cross", amedrontado pela doença, ao invés de tentar evitá-la, subiram todos a uma montanha onde ficaram rezando à espera de um milagre. Morreram todos.
I (Eu): uma declaração de independência. Não preciso de ninguém. Sou invencível.
I Witness (Eu a Testemunha): trata sobre a maneira como a juventude é manipulada pelos fanáticos religiosos.
Into The Void (Dentro do Vazio): sobre o meio ambiente degradado pela sociedade moderna.
Iron Man (Homem de Ferro): um homem viaja ao futuro e assiste o apocalipse. Quando ele volta tenta avisar a humanidade mas ninguém acredita nele. Ele se torna insano e se vinga da humanidade. No fim se torna claro que ele é a razão do apocalipse.
Letters From Earth (Cartas da Terra): música inspirada por diversas cartas que o Sabbath recebeu, cartas de pessoas que estavam na prisão, que viviam no mundo real.
N.I.B.: o demônio se apaixona por uma humana e se torna uma "pessoa" diferente. O título não tem nada a ver com a letra.
Paranoid (Paranóico): a história de um perdedor que não consegue viver o mundo real.
Sabbath Bloody Sabbath (Sabbath Sangrento Sabbath): a execução de uma alma.
Sins Of The Father (Os Pecados do Pai): uma criança que ama seu pai acima de tudo. Infelizmente seu pai fez coisas erradas. A criança tem de aprender a viver sozinha, ser ela mesma e sair da sombra de seu pai. Voar com suas próprias asas.
Supernaut (Super Viajante): o grande sonho da humanidade, algum dia alcançar as estrelas.
The Hand That Rocks The Cradle (A Mão que Balança o Berço): a terrível história da enfermeira Beverly Allit, responsável pela morte de dezenas de crianças.
The Seventh Star (A Sétima Estrela): uma velha idéia sobre como o mundo funciona. Coisas vêm e vão, num ciclo infinito. A sétima estrela marca a sétima passagem do mundo.
Time Machine (Máquina do Tempo): não faça apenas o que os outros dizem. Tome suas próprias decisões. Sonhe um pouco mais.
Too Late (Tarde Demais): sobre uma pessoa que fez um pacto com o demônio. Ele pode ter tudo o que quiser, mas no fim ter de pagar. Ele tenta escapar do destino mas é tarde demais.
Trashed (Despedaçado): a letra é de Ian Gillan e descreve um acidente de carro que ele sofreu durante as gravações de "Born Again". Ele estava bêbado.
TV Crimes (Crimes da TV): música sobre pregadores da televisão que tiram a maior quantidade possível de dinheiro das pessoas.
War Pigs (Porcos da Guerra): a prestação de contas dos políticos que enviam cidadãos inocentes para a guerra.
Zero The Hero (Zero o Heroi): A história de um perdedor.
Algumas músicas:
Iron Man
N.I.B
Paranoid
War Pigs
Fim
Próxima banda: Velvet Revolver
Comentem
Postagem,texto,imagens e vídeos: @KioLima
Nenhum comentário:
Postar um comentário